A Extraordinária Caixa dos Registros dos Estudos Infalíveis

Projeto desenvolvido durante o mestrado em Design na Unisinos, parte do projeto de pesquisa “O Design para Potencializar o Uso de Plataformas de Estudo“, coordenado pelo professor Guilherme Corrêa Meyer. Esse foi um artefato projetado com Beta Mandelli, Marcelo Vianna e Elisa Tergolina Teixeira.

A Extraordinária Caixa dos Registros dos Estudos Infalíveis é um artefato que foi projetado como um Cultural Probe. O probe é um método que produz um entendimento rico e fragmentado de determinado contexto e, dada a sua motivação projetual, encarna um conjunto de aspectos que se distancia da maioria dos métodos de pesquisa social tradicionais, elencando a incerteza e o risco como características fundamentais no processo (Bohner, Gaver e Boucher, 2012). Este método busca se abrir a possibilidades ao invés de convergir na direção de verdades singulares, sendo entendido como parte de uma conversação entre os designers e as pessoas para as quais esses designers projetam.

A Caixa contém nove atividades distintas desenhadas para entender como funcionam as dinâmicas de estudos de alunos do ensino médio e fundamental, bem como quais materiais esses estudantes utilizam nesse processo e algumas de suas expectativas com o ensino no futuro. O artefato desenvolvido se apresenta como um dos instrumentos de coleta de dados de um projeto maior, que visa a geração de insights para o processo de projeto de novas Plataformas de Ensino.

artefato n01 | o pequeno livro das grandes questões existenciais
consiste em um livro com vários questões existenciais e pessoais para fazer os alunos refletirem sobre o sentido da vida, os seus objetivos, seus gostos e como utilizam o seu tempo.
Objetivo: entender a personalidade e a sensibilidade de cada aluno.

artefato n02 | a magnífica máquina fotográfica
consiste em uma máquina fotográfica descartável para registrar os espaços de estudo (ex: escrivaninha com livros em cima) dos estudantes.
Objetivo: visualizar o local de estudo dos alunos

artefato n03 | o grande cartaz dos artefatos

consiste em um cartaz com vários artefatos de estudo, tanto comuns (ex: livro, lápis) como inusitados (ex: sanduíche, gato). Os estudantes devem marcar quais utilizam e explicar como, o por que e o quanto os utilizam.
Objetivo: entender quais tipos de artefatos são utilizados no processo de estudos.

artefato n04 | os três cartões de crédito
consiste em três cartões de crédito com limites de fatura diferentes. O que os estudantes comprariam para estudar, se tivessem disponível apenas 18 reais? E se tivessem 1000 reais? E se pudessem escolher uma única coisa de valor inestimável?
Objetivo: entender o que seria mais importante para os alunos em termos financeiros.

artefato n05 | a fórmula secreta do estudo

consistem em três tubos de ensaio que representam os ingredientes (materiais), a receita (dinâmica) e os tempos (minutos por atividade) do estudos. Os estudantes devem preencher de acordo com o seu método próprio.
Objetivo: entender as dinâmicas de estudo particulares de cada aluno.

artefato n06 | a playlist da concentração
consiste em um encarte de CD no qual os estudantes devem listar quais são as músicas que escutam durante os estudos, em quais momentos (ex:leitura, exercícios) e descrever a sensação que elas transmitem. Além disso, eles podem customizar a caixa.
Objetivo: entender o estado de espírito dos alunos durante o estudo.

artefato n07 | o pin da distração
consiste em uma almofada na qual os estudantes marcam com alfinetes todas as distrações (cada tipo de distração equivale a uma cor de alfinete) que tem durante um determinado período de estudos (ex: 40 minutos).
Objetivo: entender com o que os alunos se distraem durante os estudos.

artefato n08 | o tsuru das recompensas
consiste em folhas de dobradura nas quais os estudantes podem escrever e exemplificar no que consistem as suas recompensas depois de estudar, para depois fazer com elas a dobradura de um tsuru (a atividade é relacionada com a lenda japonesa dos 1000 tsurus).
Objetivo: entender o que motiva os alunos a estudar.

artefato n09 | os mandamento do presente e do futuro
consiste em duas folhas nas quais os estudantes preenchem os 10 mandamentos que consideram ideias para o estudos nos dias atuais e também os 10 mandamentos que pautaram os estudos no futuro.
Objetivo: entender como os alunos enxergam os deveres atuais e como eles gostariam que esses deveres se manifestassem no futuro.