artefato lab

______________
artefato lab.
Projeto de Identidade para o Grupo de Estudos em Design Estratégico e Cultura de Projeto, do PPG em Design da Unisinos.
Desenvolvido por Beta Mandelli, Bruno Lorenz e Natalie Smith.
Dezembro 2017
______________
artefato lab. é um grupo de estudos do Programa de Pós Graduação de Design da Unisinos. Seus pesquisadores dedicam-se a investigar o processo de projeto a serviço da construção de estratégias para a inovação (econômica e social), a partir da compreensão de processos cognitivos colocados em jogo ao projetar, analisando também os artefatos desenvolvidos nesses processos. 
Nesse sentido, o grupo foca-se em compreender pessoas, processos e artefatos que participam do ato de projetar em toda sua complexidade, abordando temas como design para mudança de comportamento, design para o bem estar e a pesquisa através do design.
artefato lab. busca manter parcerias com diversas organizações, reunindo pesquisadores em torno do tema da Cultura de Projeto e propondo debates voltados a produção científica, técnica e artística, fundados nas diversas escalas de projeto e em diferentes metodologias.
____________
A estrutura modular da proposta permite que a assinatura visual possa se ajustar ao contexto em que está sendo aplicada.

____________
o frame
representação gráfica dos olhares desvelados sobre os artefatos.
As qualidades dos artefatos podem ser analisadas sob uma infinidade de perspectivas: financeiras, materiais, simbólicas, estéticas, emocionais…enfim. Ao considerar essa atitude polissêmica como algo importante para o grupo, criamos o frame, um elemento gráfico flexível que se expande e se contrai na mesma medida, a fim de estruturar e representar esses olhares desvelados pelos pesquisadores. 
Através da combinação entre  símbolo e  paleta cromática, representa-se visualmente os diferentes temas estudados pelo grupo.
A simplicidade do símbolo permite que ele seja representado de diferentes formas. O conceito do frame está em suas mãos.