Capa

Sistema JUNTOS

Interface para sistema de educação à distância, feito em parceria com Lua Miranda Baptista e Ana Paula Piazer Pilar, colegas de Projeto IV.


Projeto vencedor do 5º Prêmio Bornancini
1º Lugar na Categoria Design Digital e Design de Interfaces.


Qual é o contexto?

Tanto professores quanto pais possuem um papel crucial no processo de acompanhamento do aprendizado do aluno no ensino fundamental e médio.

O presente estudo – realizado na disciplina de Projeto IV do curso de Design da Universidade Feevale – tem por objetivo o desenvolvimento de uma interface que simplifique e organize as informações (notas, número de presença e data de provas, por exemplo) de um sistema de Educação à Distância (EaD), disponível a alunos, professores e pais. Desse modo, acredita-se que os agentes possam entender melhor os dados disponíveis no processo, reagindo melhor à eles.

Tendo em vista que o projeto compreendeu apenas a parte gráfica (sem a criação de um protótipo funcional) o resultado final sugere uma interface que organiza as informações de maneira simples e intuitiva, com resultados superiores às interfaces já estabelecidas no mercado¹.

3

Através de uma pesquisa que envolveu sistemas semelhantes já existentes no mercado, foi possível detectar certas características – clareza nas informações disponibilizadas pelo sistema, flexibilidade do layout com relação a diferentes resoluções de telas e dispositivos, identidade visual única, para citar algumas – que necessitavam de adaptação, reorganização ou exclusão, para a obtenção de melhores resultados nos uso e no entendimento das funcionalidades.

2

Além da parte funcional, foram conduzidos estudos de paletas de cores, tipografias e grids, o que conferiu flexibilidade e uma identidade visual própria à interface.

4

7

O sistema foi divido em três diferentes interfaces – uma para pais, uma para alunos e outra para professores – que compartilhavam a mesma identidade visual, mas ofereciam as funcionalidades apropriadas para cada um dos agentes.

Assim, professores poderiam inserir as notas de cada um dos trabalhos, enquanto pais e alunos acompanhavam a evolução dos resultados em gráficos personalizados.

8

9

10

5


 

Notas

¹ Este trabalho foi desenvolvido antes da popularização do Google Classroom que, na minha avaliação, enfraquece a afirmação de que o Juntos é muito superior aos concorrentes. O Classroom trás uma sólida interface e uma sinergia com os produtos do pacote Google Apps for Education, o que o classifica como um concorrente direto – e muito poderoso – com o sistema sugerido acima. Um reflexo da rapidez dos novos tempos.